Buscar
  • Aline Oneda

Errar pode ser um acerto

4 dicas para fazer do erro um acerto em seu negócio, além de gerar oportunidades de fidelização e encantamento dos clientes.


Ao iniciar o próprio negócio, o maior medo de diversos empreendedores é cometer algum erro e afastar o cliente ou até mesmo findar a empresa. Por isso, a maioria dos negócios buscam acertar sempre em suas estratégias. Porém, você sabia que um erro pode causar diversas possibilidades e a chance de fidelizar um cliente?



Primeiramente, é necessário pensar que existem diversos tipos de erros. Uma sucessão de erros que não são observados e analisados corretamente vão manchar a imagem do

negócio. Então, nesse quesito, eles devem, sim, ser evitados ao máximo.



Porém, existem erros que permitem a empresa aprender e gerar oportunidades. Errar faz parte do processo de qualquer empresa, principalmente se estiver começando. Porém, o que comanda um bom negócio não são os erros, mas o que você faz com eles.


Esse é um dos pilares do encantamento de clientes. Então, em alguns casos, consertar um erro da maneira correta pode levar a fidelização.


Como fazer isso?


Segue o passo a passo para lidar com erros da forma certa. Confira:




1 - Reconheça que errou: o primeiro passo é evitar jogar a culpa para terceiros ou, até

mesmo, para o cliente. Se o erro partiu de você, peça desculpas e se prontifique a consertá-lo de forma rápida e eficiente.


2 - Seja gentil: busque manter a qualidade do atendimento com simpatia, agilidade e

disposição para encontrar a solução que o cliente deseja.


3 - Ofereça um “mimo”: como forma de se desculpar, ofereça um crédito ou brinde para

que o cliente se sinta acolhido novamente e não prejudique a sua imagem.


4 - Após a solução do problema, mantenha-se à disposição: seja após um erro ou não,

sempre que finalizar o processo de compra, em qualquer serviço, cheque se o cliente ficou satisfeito, pergunte em quais pontos pode melhorar e indique que poderá oferecer um serviço de qualidade novamente, caso o cliente necessite.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo