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  • Aline Oneda

O poder da jornada do cliente

Você conhece o poder da jornada do cliente?

Ferramenta muito importante para empresas que querem vender valor ao cliente.

O que é Jornada do cliente



É um método para analisar cada ponto de contato do cliente com a empresa. Analisar todo o caminho do cliente, desde a sua primeira interação com a marca.

Em cada ponto de contato do cliente olhamos sob a sua perspectiva, reconhecemos os pontos de melhorias, criamos uma estratégia para colocar em prática.

O objetivo é a satisfação do cliente, entregar a melhor experiência para poupar tempo, agregar valor e oferecer produtos certos nos momentos certos.

Por que implantar Jornada do cliente na sua empresa


“Conquistar um cliente novo custa de 5 a 7 vezes mais caro que manter um atual”, frase do Philip Kotler, referência em marketing do mundo.


Quando estamos atentos a cada momento do cliente, diminuímos consideravelmente a possibilidade de perdermos clientes. Estaremos atentos a cada ponto de contato, para melhorar e dar atenção aos detalhes, motivando o cliente de continuar sendo nosso cliente.


Como implantar uma jornada do cliente


Existem diversos formatos de jornada do cliente, o importante é você desenvolver o formato alinhado com as necessidades da sua empresa.


Seguem 5 dicas para você implantar a jornada do cliente na sua empresa:

Junte as pessoas chaves da sua empresa

  1. Viva a experiência do cliente na perspectiva dele

  2. Passe por cada passo, desde quando ele procura pela sua empresa

  3. Levante os problemas que ele pode ter e as soluções que ele recebe hoje

  4. Após analisar cada ponto de contato do cliente, crie as melhorias

E você também pode contratar profissionais de customer experience (Experiência do Cliente) para te ajudar a implantar a Jornada do Cliente na sua empresa.

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